A primeira lista – uma lista de um

Adoro listas. Adoro tops. Identifico-me com o Rob do Alta Fidelidade nesse sentido. Por isso criei o As Listas da Juliana. Mas para a estreia, uma lista de um. Ou melhor, uma. Uma trilogia. Longe de querer dar a ela o status de melhor trilogia do mundo, de todos os tempos. Mas definitivamente, é uma trilogia importante para o cinema, para os quadrinhos, para a nossa geração. Sim, estou falando do Batman de Cristopher Nolan.

BATMAN BEGINS, 2005

A cena da silhueta do Homem-Morcego é icônica

Não farei uma resenha. Certamente você poderá ler ótimas resenhas sobre o filme por aí, e provavelmente já leu. O que eu gostaria de fazer é posicionar o filme dentro da trilogia. Eu dou a ele o terceiro lugar, não por ser o pior, mas por ser o menos bom! O filme deu início a uma trilogia que prometia superar qualquer adaptação de HQs já feita pelo cinema. Seja pelo elenco de primeiro escalão, seja pela assinatura de Nolan (roteiro e direção), seja pela nova visão proposta do herói, cuja primeira aparição nos quadrinhos data de 1939, seja pelo cuidado estético, cinematograficamente falando. Foi um belo início e prometeu uma trilogia sensacional.

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (The Dark Knight), 2008

Difícil escolher uma imagem de divulgação. Todas são excelentes

O segundo filme é, na minha opinião,  o melhor. Nolan dirige com precisão, a trilha inovadora surpreende (para depois ser copiada à exaustão), Heath Ledger deixa um legado. Bem provavelmente, o melhor filme de ação da minha vida.

O top 5 dentro do filme (porque eu poderia fazer um top infinito e levar o dia inteiro), que eu considero o melhor dos três:

1. Roteiro primoroso de Christopher Nolan e Jonathan Nolan

2. Coringa / Heath Ledger

No top 3 de vilões do cinema

3. Trilha sonora de James Newton Howard (As Duas Faces de Um Crime, Space Jam – O Jogo do Século, O Sexto Sentido) e Hans “gênio” Zimmer (O Rei Leão, Melhor É Impossível, Piratas do Caribe – O Baú da Morte)

4. Sequência de abertura, filmada em IMAX

5. Sequência de perseguição GCPD + Batman > Coringa > Harvey Dent, filmada em IMAX

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (The Dark Knight Rises), 2012

O fim

A tarefa era superar, ou no mínimo se igualar ao segundo filme, o que, diga-se, não é para qualquer um. O filme encerra a trilogia com louvor. A trilha continua sensacional (dessa vez Zimmer faz um trabalho solo), o elenco de ouro está lá, as cenas de ação não são tão boas quanto às do segundo, o vilão não é tão bom quanto o Coringa de Ledger, mas, calma lá, difícil competir, né? O principal está lá: os personagens, dúbios ou não, egoístas ou não, malévolos ou não, altruístas ou não, todos enfrentam jornadas pessoais, que culminam em um só destino, que não por coincidência, é o destino de Gothan City. Impossível não sentir muito medo de Bane, muita vontade de ser Selina (ou estar com Selina, se você for um homem), muita pena de Alfred e muito orgulho de Bruce/Batman. E o John, que começa discreto e vai crescendo conforme a trama evolui, de forma emocionante e irreversível.

O top 5 personagens/atores do último filme:

1. Bruce Wayne / Christian Bale

2. Alfred / Michael Caine

3. John Blake / Joseph Gordon-Levitt

4. Bane / Tom Hardy

5. Selina Kyle / Anne Hathaway

TOP 3 FILMES DENTRO DA TRILOGIA BATMAN (CHRISTOPHER NOLAN)

1. Batman – O Cavaleiro das Trevas

2. Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

3. Batman Begins

Anúncios

8 Respostas para “A primeira lista – uma lista de um

  1. Muito bacana, Jú! Eu também adoro listas, tanto que vivo fazendo no meu blog. E também curti as listas “inception”! hehehe

    Sobre os filmes, ainda não consigo decidir uma ordem de preferência. hehe

  2. Oi Ju! Eu não sou lá das melhores entendedoras de filmes (ao contrário, sou a mais perdida) e ainda nem assisti ao novo Batman, mas adorei o formato desse post, com listas dentro da lista e, lógico, expondo sua opinião (inclusive profissional). Adorei o projeto e irei acompanhar com certeza!

  3. Ju, só o 2º vale, esse último é uma bobagem, é vazio, o 1º o cara prova q não sabia filmar nenhuma luta, é tudo confuso quando tem batalhas, me dá sono, e o roteiro do 2º é cheio de buracos, mas entendo essa relação sua de fã, mas o melhor ainda é “Batman – Homem Morcego” de 1966, é divertido de dar dor de barriga!
    um bj

Se você gostou ou não, concordou ou não e se tem uma lista que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s