As 10 melhores séries de TV no ar

Apesar da minha formação em Cinema e minha paixão pela sétima arte, tenho assistido a poucos filmes, ultimamente. No dia a dia, me vejo assistindo a séries de TV freneticamente. Um dos motivos pode ser preguiça. Sou do tipo que se acomoda muito bem no sofá da sala e troco facilmente um cineminha por uma tarde na frente da TV. Outro motivo: é de graça. Basta conectar o pendrive e pronto, videolocadora embutida na TV. Poderia fazer isso com filmes também (e faço), mas a verdade é que a TV norte-americana (principalmente) tem produzido dezenas de séries de altíssimo nível cinematográfico, e com seus formatos de 20 e 40 minutos, são mais atraentes depois de um dia inteiro de trabalho, por exemplo. Curioso, porque quando a série é muito boa, posso perder horas e horas em maratonas insanas! Quem nunca fez isso?

Vamos, então, à minha lista de 10:

10. LUTHER

Idris Elba como John Luther, em Luther

Luther é uma série da BBC britânica, que teve, até o momento, duas temporadas. Trata-se de uma série policial, onde Luther, o detetive-gênio soluciona casos impossíveis aos olhos e mentes comuns. Pode parecer com uma dezena de séries por aí, mas o que diferencia Luther das demais séries é o envolvimento pessoal de seu protagonista com seus casos, seja por vontade própria ou por imposição das situações mas quais é envolvido. Em apenas 4 episódios, a segunda temporada consegue atingir um nível de dramaticidade e emoção que muita série de 24 episódios por temporada não chega perto. Elba, além disso, é um ator talentosíssimo, que, para minha satisfação, já está com vários filmes hollywoodianos em pós-produção.

9. AMERICAN HORROR STORY

O elenco de American Horror Story

Os criadores Ryan Murphy e Brad Falchuk são conhecidos por Nip/Tuck e Glee. Assisti a alguns episódios de Nip/Tuck e gostaria de assisti-la por completo um dia. Já Glee não me atrai muito. Mas posso dizer que, Murphy e Falchuk são chegados num tema esquisito, ou pelo menos numa abordagem esquisita de um tema aparentemente ordinário. É o que acontece aqui em American Horror Story. A idéia é criar uma história para cada temporada. Assim, a primeira temporada que se encerrou, não será retomada no ano que vem. Teremos novos personagens e uma nova história, mas sempre tendo como tema o “horror americano”. Do ponto de vista estético, provavelmente é a série com melhor fotografia e decupagem do momento. Os enquadramentos desconcertantes e o uso exagerado – mas bom – da profundidade de câmera são recursos que deixam a série mais interessante e com mais cara de cinema.

8. WILFRED

Elijah Wood como Ryan Newman e Jason Gann como Wilfred, em Wilfred

Wilfred é uma série que eu nunca assistiria se não fosse por recomendação. A idéia de assistir a vários episódios onde os acontecimentos giram em torno de um cara que, não só conversa, mas tem como melhor amigo um cachorro – que ele enxerga como um humano vestido de cachorro – parecia um pouco de mais (ou de menos, depende do ponto de vista). E é por isso que é tão bom ter amigos cineastas, que trabalham com cinema ou são apaixonados e conhecedores da linguagem audiovisual; porque eu posso confiar em suas recomendações – 90% do tempo. Wilfred não é nenhum primor, mas é sua simplicidade que cativa. Wood e o sensacional e hilário Gann formam a dupla perfeita para entregar uma série divertida, mas não babaca; séria, mas não tanto.

7. EPISODES

O elenco hilário de Episodes

A Showtime dificilmente erra, e Episodes não é exceção. Num mundo de sitcoms decadentes e lotadas de piadas recicladas e repetitivas, um pouco de humos a la inglês não faz mal a ninguém. David Crane, que assina a criação com Jeffrey Klarik, é o criador de Friends e Joey, e irônica e acertadamente apresenta aqui uma série que, não só não se assemelha com suas predecessoras, mas também critica a indústria responsável pelas crias de sua própria obra. E nada mais cabível – e engraçado – que convidar Matt LeBlanc, interpretando a si mesmo, para encabeçar o elenco da série dentro da série. Se a ideia sozinha já é engraçada, imagine a série!

6. GREY’S ANATOMY

O elenco que perdurou por oito temporadas de Grey’s Anatomy

Grey’s, como eu carinhosamente gosto de chamar, é meu guilty pleasure. Nossa relação teve início há oito anos atrás, e desde então, nunca a abandonei. Passamos por maus momentos, decepções, chateações, mas nunca deixamos de nos amar, porque ela sempre vem, e me ganha de novo, seja num season finale duplo de tirar o fôlego e derrubar o queixo, seja na introdução de novos personagens e na retirada de outros para os quais eu já não ligo mais, seja no uso da velha e boa fórmula que (ainda) funciona. Pode ser que chegue o dia em que eu me canse, enjoe, e deixe de lado. Mas até lá, somos fiéis companheiras. Nós, e a caixa de lenço de papel.

5. THE NEWSROOM

O elenco magnífico de The Newsroom

The Newsroom é uma série de Aaron Sorkin, mesmo criador de Studio 60 on The Sunset Strip e The West Wing (que eu vergonhosamente nunca assisti), unanimidade para público e crítica. O sétimo episódio foi ao ar no último domingo e não acho prematura a declaração de que é uma das melhores séries de TV do momento. Com texto impecável, montagem inspiradora e elenco afiado – destaque para o grande Jeff Daniels e Sam Waterston. Aguardem um monte de indicações mais que merecidas ao Globo de Ouro e ao Emmy.

4. FRINGE

Joshua Jackson como Peter Bishop, John Noble como Walter Bishop e Anna Torv como Olivia Dunham, em Fringe

Fringe terá sua quinta e última temporada iniciada em 28 de setembro. O que me faz gostar tanto de Fringe, mesmo nunca tendo sido fã de ficção científica, são os personagens bem construídos. Sim, porque não importa a temática e o nível técnico, não se pode subestimar os personagens, jamais! Todos os personagens do elenco fixo, sem exceção, são interessantes, cativantes, promissores. Junto com a qualidade do roteiro, essa é minha característica favorita da série.

3. CALIFORNICATION

O elenco adorável de Californication

Californication tem bons personagens – e bons atores -, mas a série é de David Duchovny, que interpreta um dos grandes papéis de sua vida. Com a quinta temporada finalizada e a sexta para estrear no ano quem vem, o espectador se sente íntimo de Hank Moody, como um amigo antigo, que entende suas piadas, desejos e inseguranças. Hank é um personagem adorável justamente por ser tão errado em alguns aspectos, assim como nós, mortais. Californication é uma série hilária, mas também muito comovente.

2. DEXTER

Michael C. Hall como Dexter Morgan, em Dexter

Dexter quase caiu para terceira posição por causa da última temporada, a sexta, que foi bem ruim. Com poucos episódios bons e outros horrorosos (incluindo o season finale), deixou um gosto amargo, e uma expectativa esquisita para as duas próximas e últimas temporadas. Será que eles vão se redimir? Será que vão rolar ladeira abaixo? De qualquer forma, é inegável o valor de Dexter para a TV. Com excelentes roteiro, direção e elenco, com exceção da terceira e sexta temporadas, tornou-se um dos queridinhos da TV norte-americana.

1. BREAKING BAD

Aaron Paul como Jesse Pinkman e  Bryan Cranston como Walter White, em Breaking Bad

Foi transmitido, no último domingo, o quarto episódio da quinta e última temporada de Breaking Bad. É muito satisfatório ver uma série tão impecável terminar no momento certo, antes que produza temporadas meia-boca. Ainda mais uma série como essa, na minha opinião, desprovida de erros, corajosa, emocionante. Nada do que eu fale aqui descreverá BB como deveria. Se você nunca assistiu, não sabe o que está perdendo.

E, não por coincidência, o protagonista Walter White é um personagem todo errado, mas pelo qual não se pode torcer contra, assim como Dexter e Hank. Isso revela algum tipo de padrão doentio de  minha parte?

E você? Quais são suas séries preferidas?

15 Respostas para “As 10 melhores séries de TV no ar

  1. Ótima lista Jú, mas Revenge é um clássico, é tipo A Usurpadora rs, tem muitos atores que não são tão bons, mas é cativante por parecer óbvio e te surpreender ao mesmo tempo, não é uma luta contra o bem e o mal, mas sim uma luta entre o bem e o mal dentro de cada personagem. Revenge \o

    • Oi, Lari!
      Obrigada!
      Eu gosto de Revenge, exatamente pelos motivos que você listou! Mas assisto a muitas séries, e algumas têm de ficar de fora mesmo, não tem jeito…
      Volte mais vezes! =)
      Beijos,
      Ju

  2. Ju, acho que o João já deve ter comentado que eu sou tipo a “louca das séries” (assisto mais de 30 hahaha) e concordo com várias da sua lista, Breaking Bad (que eu só vi primeira temporada), Episodes, Dexter, Fringe e American Horror Story são algumas das minhas favoritas também – e Breaking Bad eu quero ver tudo de uma vez, numa tacada só, porque ficava muuuuito ansiosa pelo próximo episódio. Eu acrescentaria (se a lista fosse minha hahaha) The Killing, mega suspense e Girls (da HBO) que é engraçadíssima.

  3. Não gostei dessa. Breaking Bad é sem dúvida a melhor série da atualidade, mas o restante é fraco na minha opinião. Sherlock, Game of Thrones, e Louie são minhas sugestões (e se a categoria permitir: South Park).

    • Todo o resto da lista é fraco para você? Sério? Que coisa! Assisto a GOT mas não sou muito fã. Vou dar uma olhada em Sherlock e Louie. E South Park entra nessa categoria, sim! É que eu parei de acompanhar faz tempo, não sei exatamente por quê.

      • É um pouco de restrição de gênero, também. Dexter é OK, e Wilfred acompanhei por um bom tempo, até entender que a série não evolui mesmo. Atualmente Louie é dessas que eu aguardo ansioso durante a semana pelo novo episódio.

    • Nunca assisti House, Con! Está na minha lista de “séries para ver um dia”. Anos Incríveis é demais, mas escolhi colocar somente séries que estão no ar. Um dia faço uma lista com melhores séries de todos os tempos!

Se você gostou ou não, concordou ou não e se tem uma lista que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário!

