Os filmes mais aguardados dos próximos meses (segunda parte)

A segunda parte. A melhor parte.

17. SAMSARA (2011)

Direção: Ron Frickle

Estreia nos EUA: 24/ago/12

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Samsara é um documentário, por assim dizer, mas é díficil classificá-lo como tal. Para quem conhece o trabalho de Frickle, fica mais fácil de prever o que o filme nos apresentará. Diz-se, aliás, que Samsara é uma continuação de Baraka (1992) e do curta Chronos (1985), também dirigidos por Frickle. Mas para quem não está familiarizado com os filmes em questão, assistindo ao trailer fica mais fácil de entender do que se trata.

Porquê: Foi filmado totalmente em 70mm, durante 5 anos, por 25 países; as imagens do trailer são de babar. Nunca assisti aos filmes de Frickle, nem mesmo ao famoso Koyaanisqatsi (1982), que ele não dirigiu mas fotografou. Mas tenho muita curiosidade de assisti-los nos cinema (único lugar que eu acho fazer jus aos filmes), e certamente não perderei essa oportunidade com Samsara.

16. WORLD WAR Z (2013)

Imagem do set

Direção: Marc Forster

Elenco: Brad PittMireille EnosJames Badge DaleMatthew FoxDavid Morse

Estreia no Brasil: 28/jun/13

Sinopse: Gerry Lane, um oficial das Nações Unidas, corre o mundo na tentativa de evitar o “apocalipse zumbi”.

Porquê: Zumbis (pela segunda vez nessa lista, mas, aqui, numa abordagem séria), Marc Forster e Brad Pitt são uma combinação atraente.

15. DETONA RALPH (Wreck-It Ralph, 2012)

Direção: Rich Moore

Elenco: John C. Reilly, Jack McBrayer, Jane Lynch, Sarah Silverman, Alan Tudyk, Dennis Haysbert

Estreia no Brasil: 04/jan/13

Sinopse: Wreck-It Ralph (Reilly) é o vilão de um jogo de arcade, e, depois de 30 anos nesse trabalho, cansado de ser vilão, resolve explorar outros jogos, como o Cy-Bugs, um jogo de tiro, e Sugar Rush, um jogo de corrida de kart. Mas suas aventuras culminarão num mal que afetará todo o mundo dos jogos.

Porquê: Como não amar esse plot? Como não aguardar ansiosamente por John C. Reilly nesse papel que lhe cai como luva? Como não vibrar com o trailer e as referências?

14. COMPLIANCE (2012)

Direção: Craig Zobel

Elenco: Ann Dowd, Dreama Walker, Pat Healy, Bill Camp, Philip Ettinger, James McCaffrey, Ashlie Atkinson

Estreia nos EUA: 24/ago/12

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Uma gerente de um restaurante fast food é vítima de um trote e, acreditando estar na linha com um policial, e que uma de suas funcionárias cometeu um crime, faz tudo o que o autor do trote exige.

Porquê: É o tipo de plot que pode ser, muito ruim, mediano ou muito bom. Eu aposto que será muito bom. Essa é uma história baseada em fatos reais, e o trailer dá a impressão de que se escolheu a abordagem certa para um bom thriller.

13. THE GREAT GATSBY (2013)

Leonardo DiCaprio como Jay Gatsby, Carey Mulligan como Daisy Buchanan, Tobey Maguire como Nick Carraway e John Edgerton como Tom Buchanan, em The Great Gatsby

Direção: Baz Luhrmann

Elenco: Leonardo DiCaprio, Tobey MaguireCarey Muligann, John Edgerton

Estreia nos EUA e Brasil: sem data

Sinopse: Nick Carraway (Maguire) muda-se do Meio-Oeste para Long Island, e conhece Jay Gatsby (DiCaprio), um vizinho misterioso e anfitrião de regulares e extravagantes festas.

Porquê: Não li o livro e não vi o filme de 1974, mas pretendo fazê-lo antes de assistir a essa versão de Luhrmann. Gosto bastante de Romeu + Julieta (Romeu + Juliet, 1996) e Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Moulin Rouge, 2001), mas me recusei a assistir Austrália (Australia, 2008) – às vezes surge um filme do tipo não-vi-e-não-gostei, fazer o quê? Acho que ele está com uma grande chance nas mãos de se redimir.

12. CLOUD ATLAS (2012)

Tom Hanks e Halle Berry (não me perguntem em quais papéis) em Cloud Atlas

Direção: Tom Tykwer, Andy Wachowski, Lana Wachowski

Elenco: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Doona Bae, Ben Wishaw, James D’Arcy, Xun Zhou, Keith David, David Gyasi, Susan Sarandon, Hugh Grant

Estreia nos EUA: 26/out/12

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Épico sobre a humanidade, onde os atos de cada um refletem de maneiras grandiosas e imprevisíveis no passado, presente e futuro.

Porquê: As proporções desse filme (direção e roteiro assinados por seis mãos, elenco estelar, trama que se passa em diversas épocas e em diversos lugares do mundo) me afligem um pouco. Pode ser a bomba da história do cinema, mas está na hora dos Wachowski criarem algo que se aproxime da obra-prima Matrix (1999), certo?

11. AFTER EARTH (2013)

Imagem do set

Direção: M. Night Shyamalan

Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Isabelle Fuhrman, Zoë Kravitz, Sophie Okonedo

Estreia nos EUA: 07/jun/13

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Depois de um cataclisma, o planeta Terra foi abandonado e a humanidade vive em Nova Prime. O general Cypher Raige (Will) está de volta para sua família quando a nave em que se encontram é atingida por uma tempestade de meteoros e cai na Terra.

Porquê: Ao contrário da maioria, eu gosto muito da maior parte da obra de Shyamalan. inclusive de Fim dos Tempos (The Happening, 2008), que foi execrado por crítica e público na época de seu lançamento. Um filme novo do diretor sempre é muito esperado por mim.

10. ZERO DARK THIRTY (2012)

Imagem do set

Direção: Kathryn Bigelow

Elenco: Jessica Chastain, Joel Edgerton, Mark Strong, Jennifer Ehle, Chris Pratt, Kyle Chandler

Estreia nos EUA: 19/dez/12

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Thriller sobre a caça e morte do líder terrorista da Al-Queda, Osama Bin Laden, após os ataques de 11 de Setembro.

Porquê: Bigelow já se mostrou talentosa na direção de um thriller de guerra em Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008), vencedor do Oscar de melhor filme e de outros cinco prêmios da Academia, incluindo melhor roteiro original e melhor direção.

9. COSMÓPOLIS (Cosmopolis, 2012)

Direção: David Cronenberg

Elenco: Robert Pattinson, Jay Baruchel, Paul Giamatti, Kevin Durand, Juliette Binoche, Samantha Morton

Estreia no Brasil: 7/set/12

Sinopse: Eric Packer (Pattinson) é um jovem bilionário que atravessa Manhattan a caminho de seu barbeiro e utiliza sua limusine como escritório. Juntam-se a ele sua esposa, seu médico, e outros, e seu dia torna-se uma odisseia.

Porquê: A medida que foi amadurecendo como diretor, Cronenberg foi amenizando as estranhezas de seus filmes. Acho que em certo ponto, ele atingiu o equilíbrio, que foi entre os filmes Spider- Desafie Sua Mente (Spider, 2002) e Marcas da Violência (A History of Violence, 2005). Depois do decepcionante Um Método Perigoso (A Dangerous Method, 2011), vem esse Cosmópolis, a prova de fogo de Pattinson – e de Cronenberg.

8. ELYSIUM (2013)

Matt Damon como Max, em Elysium

Direção: Neill Blomkamp

Elenco: Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Wagner Moura, Alice Braga, Diego Luna

Estreia no Brasl: 01/mar/13

Sinopse: Em 2159 a população está dividida em dois: os ricos vivem numa estação espacial, Elysium, e os menos favorecidos, numa Terra devastada. Max (Damon) liderará uma rebelião que poderá trazer igualdade às classes.

Porquê: Neil Blomkamp, que assina o roteiro e dirige, é co-roteirista e diretor do aclamado Distrito 9 (District 9, 2009), umas das grandes boas surpresas dos últimos anos. A cereja do bolo é a presença de Wagner Moura, que interpretará o vilão do filme.

7. AMOUR (2012)

Jean-Louis Trintingnan como Georges e Emmanuelle Riva como Anne, em Amour

Direção: Michael Haneke

Elenco: Jean-Loius Trintignan, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud

Estreia na Alemanha: 20/set/12

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Georges (Trintingnan) e Anne (Riva) são um casal de professores de música aposentados, que terão suas vidas e seu casamento posto a teste quando Anne tem um ataque.

Porquê: Haneke é o brilhante diretor por trás de Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), vencedor da Palma de Ouro em 2009, por A Fita Branca (Das weiße Band – Eine deutsche Kindergeschichte, 2009) e por esse Amour, nesse ano.

6. MOONRISE KINGDOM (2012)

Bill Murray como Walt Bishop, Frances McDormand como Laura Bishop, Edward Norton como Escoteiro-Chefe Ward e Bruce Willis como Capitão Sharp, em Moonrise Kingdom

Direção: Wes Anderson

Elenco: Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Jason Schwartzman, Bob Balaban, Kara Hayward, Jared Gilman

Estreia nos EUA: 29/jun/12

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: O jovem Sam Shakusky (Gilman) e a jovem Suzy Bishop (Hayward) conhecem-se no verão de 1965 e tornam-se amigos por correspondência. Os dois planejam uma fuga para o verão seguinte.

Porquê: Anderson parece infalível. É o roteirista e diretor dos excelentes Três É Demais (Rushmore, 1998), Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, 2001), A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou, 2004) e Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited, 2007). Aposto que sua filmografia continuará intacta.

5. ONLY GOD FORGIVES (2013)

Direção: Nicolas Winding Refn

Elenco: Ryan Gosling, Kristin Scott Thomas, Tom Burke

Estreia na Dinamarca: 04/abr/13

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Julian (Gosling) administra um clube de muay-thai, fachada para os negócios com drogas da família. Ele é levado por sua mãe, Jenna (Scott Thomas), a vingar a recente morte de seu irmão.

Porquê: Refn, roteirista e diretor desse filme, também dirigiu Drive, uma das grandes revelações do ano passado. É bem possível que, unido a Gosling, entregue mais um filme de altíssimo nível.

4. THE MASTER (2012)

Direção: Paul Thomas Anderson

Elenco: Joaquim Phoenix, Phillip Seymour Hoffman, Amy Adams

Estreia nos EUA: 21/set/12

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Freddie Sutton (Phoenix) é um veterano de guerra que retorna para casa e se depara com as incertezas do destino de sua vida, até que conhece uma organização religiosa liderada pelo carismático intelectual Lancaster Dodd (Seymour Hoffman).

Porquê: Thomas Anderson dirigiu e roteirizou os magníficos Boogie Nights – Prazer sem Limites (Boogie Nights, 1997), Magnolia (1999) e Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love, 2002). Sinto cheiro de indicações a prêmios a direção, roteiro (também de Thomas Anderson) e ator (Phoenix), pelo menos.

3. DJANGO LIVRE (Django Unchained, 2012)

Christopher Waltz como Dr. King Schultz e Jamie Foxx como Django, em Django Livre

Direção: Quentin Tarantino

Elenco: Jamie Foxx, Christopher Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington, Samuel L. Jackson

Estreia no Brasil: 18/jan/13

Sinopse: Django (Foxx) é um escravo recém-libertado por um caçador de recompensas, Dr. King Schultz (Waltz). Separado de sua esposa, Broomhilda (Washington), Django está a procura dos irmãos Brittle, matadores que só ele conheceu. Como recompensa, Schultz reunirá Django e Broomhilda.

Porquê: Apesar de o trailer não ter me empolgado muito, Tarantino é Tarantino. Não tem como não ver.

2. TO THE WONDER (2012)

Ben Affleck como Neil e Rachel McAdams como Jane, em To The Wonder

Direção: Terrence Malick

Elenco: Ben Affleck, Olga Kurylenko, Javier Bardem , Rachel McAdams, Rachel Weizs, Michael Sheen, Amanda Peet

Estreia nos EUA: 2012

Estreia no Brasil: sem data

Sinopse: Neil (Affleck) e Marina (Kurylenko) apaixonam-se na França e vão morar em Oklahoma. Lá, Marina conhece o Padre Quintana (Bardem), que questiona sua vocação, e Neil reconecta-se com Jane (McAdams), uma amiga de infância.

Porquê: A obra-prima A Árvore da Vida (The Tree of Life, 2011) nos foi agraciada no ano passado, e é um tremendo privilégio assistir ao um novo filme de Malick após menos de dois anos.

1. SILENCE (?)

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Daniel Day-Lewis, Benico del Toro, Gael García Bernal

Estreia: ?

Sinopse: No século 17, dois missionários portugueses viajam ao Japão para serem sacerdotes junto aos cristãos ilegais no país e se deparam com uma forte repressão ao catolicismo.

Porquê: Esse projeto, teoricamente em fase de pré-produção, pode não acontecer. A produtora responsável, Cecchi Gori Pictures, entrou com um processo contra Scorsese por conta dos adiamentos para início da produção do filme, de acordo com notícia de ontem, no TMZ. Silence deveria ter sido produzido em 2004, mas foi adiado para que Scorsese dirigisse Os Infiltrados (The Departed, 2006), Ilha do Medo (Shutter Island, 2010) e A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011). As filmagens de Silence teriam início nesse mês, mas foram novamente adiadas para Scorsese dirigir The Wolf of Wall Street (2013). Como a notícia saiu depois de eu ter criado essa lista, decidi não alterá-la. Até porque Silence ou The Wolf of Wall Street, tanto faz, qualquer um dos dois figuraria no topo da lista.

E você? Quais são os filmes que mais está aguardando?

Veja a primeira parte aqui!

Anúncios

14 Respostas para “Os filmes mais aguardados dos próximos meses (segunda parte)

  1. Tb adoro o Shyamaln e acho ele um diretor mal compreendido. Vai ser bom termos novas estreias de otimos diretores como Tarantino, Terence Malick, Neil Blomkamp, Scorsese e Cronembrg.

  2. Concordo com a nomeação do Django, discordo do motivo (“trailer fraco / tarantino é tarantino”).

    Quando o filme depende de “ser Tarantino”, normalmente falha. Por outro lado, eu gostei bastante do trailer e tô muito ansioso pelo filme!

  3. O filme que mais quero ver esse ano é “O Som ao Redor”, do Kleber Mendonça Filho, que é um grande realizador, e fez curtas maravilhosos de terror, que se você não viu corre atrás no porta curtas Ju…um bj

  4. Quero muito ver o World War Z!!!!
    Acho Difícil o Brad Piit embarcar em uma roubada e to sentindo falta de um filme de zumbi sério! Pq n boa, o G.A. Romero, apesar de ser referencia cinematográfica no gênero, tem deixado a desejar… né não?

  5. Ju, na boa, fica tranquila que em termos de Shayamalan você está bem acompanhada! O cara tem muitos fãs ao ponto de eu ter gostado até da adaptação do Avatar, kkkk! Sexto sentido, Corpo Fechado e A Vila pra mim foram filmes que valeram a pena!!! Aguardo pra ver qualquer trabalho dele!!!

    Gosto pra caralho

  6. Tarantino!!!!?
    Tá de zueira… mesmo quem não gosta assiste!!!
    Os filmes deles tem uma riqueza nos diálogos e o cara sabe transformar o cult em pop como ninguem! Assistirei qual quer coisa que ele lancar! =)

Se você gostou ou não, concordou ou não e se tem uma lista que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s