Onze vlogs brasileiros para seguir

Eu não costumo assistir TV. A TV de casa serve para ver séries e filmes baixados. Mas posso considerar o YouTube a minha TV.

De um ano para cá, minha lista de inscrições aumentou consideravelmente. E acredito que o número de vlogueiros também, o que eu acho ótimo. Considero o YouTube uma forma democrática de se fazer TV. Claro, os anúncios estão lá, cada vez mais presentes, mas ainda assim, é possível abordar assuntos-tabu de forma mais livre, e tópicos menos mainstream para um público que se vê órfão diante da programação da televisão brasileira.

A seguir, a lista com meus vlogueiros favoritos, que acompanho assiduamente. Eles abordam temas diferentes, de maneiras diferentes, e alguns são figurinhas carimbadas do mundo da internet, enquanto outros podem ser considerados ainda desconhecidos.

Essa é uma lista sem último ou primeiro lugar, visto tratar-se de um grupo bastante heterogêneo.

TINY LITTLE THINGS (Tatiana Feltrin)

inscritos no canal: 5.869

temas recorrentes: literatura, séries, filmes, música, beleza

blog: http://frappuccinomochabranco.blogspot.com.br/

No início, o canal da Tati era focado em beleza: resenhas de produtos, tutoriais de maquiagem, favoritos do mês. Com o tempo, ela foi introduzindo uma resenha de livro aqui, um top livros do ano acolá, e a literatura tomou conta do canal. A Tati é professora de inglês e tradutora, então lê muitos livros em inglês. Ela não tem muitos preconceitos literários, lê de tudo, mas fala mal do que não gosta sem dó – o que eu acho demais. Ela divide o blog com o Hpcharles, seu noivo, que escreve ótimos textos.

Vídeo mais acessado: Dicas de livros – Os melhores livros da vida da Tatiana (so far…) – PARTE 2

Meu vídeo favorito: (CONTEÚDO ADULTO) sobre o Fifty Shades of Grey (Cinquenta Tons de Cinza) e motivos para evitá-lo

AINDA MININAMÁ (Patricia Pirota)

inscritos no canal: 921

temas recorrentes: literatura, filmes, aleatórios

blog: http://patriciapirota.blogspot.com.br/

Pat também é professora. Assistir aos vídeos da Pat é como conversar com uma amiga. Ela é calma, engraçada e tem muita opinião. Mas mesmo quando o tom é de bronca, ela consegue o fazer com graça. Seu gosto literário abrange clássicos como Machado de Assis e os russos Tolstói e Dostoiévski e quadrinhos de Robert Crumble e Mafalda. O blog é uma delícia de acompanhar. Pena que ela tenha postado com pouca frequência.

Vídeo mais acessado: Tag: Os sete pecados capitais da leitura

Meu vídeo favorito: Post its #3

ISAAC SABE (Luara França)

inscritos no canal: 1.097

tema recorrente: literatura

blog: http://isaacsabe.wordpress.com/

Luara é mestre em História e estudante de Letras. E é também uma fofa, que faz vídeos gostosíssimos de assistir. Basicamente só fala sobre livros: os que leu, os que ama, os que comprou. E não são poucos; ela lê de tudo, inclusive muita ficção científica. O blog da Luara aborda diversos assuntos, além da literatura.

Vídeo mais acessado: TAG: 7 pecados capitais da leitura

Meu vídeo favorito: Novos livros: viagem

O BATOM DE CLARICE (Juliana Gervason)

inscritos no canal: 1.000

tema recorrente: literatura

blog: http://www.obatomdeclarice.com/

A Ju também é professora, e tem uma biblioteca de fazer inveja, tanto pelo tamanho quanto pela organização. Ela lê de tudo um pouco, mas é fã de literatura feminista – Clarice Lispector é seu maior ídolo. A Ju respira livros: lê enquanto faz escova no cabelo, torra as economias em compras “no atacado” e, por isso, é uma excelente crítica literária.

Vídeo mais acessado: Como recuperar um livro velho ou sujo

Meu vídeo favorito: A geração superficial, livro de Nicolas Carr – mais do que uma resenha

A VI VIU (Vitória Scritori)

inscritos no canal: 544

tema recorrente: literatura

blog: http://aviviu.blogspot.com.br/

A Vi é jornalista e nova no YouTube, mas desde a primeira assistida, me identifiquei demais. Ela lê de tudo, inclusive livros infantis, e faz resenhas divertidas, engraçadas, escrachadas, às vezes, eu diria.

Vídeo mais acessado: aViviu #1 – Leituras de abril

Meu vídeo favorito: aViviu #10 – Perguntas & Respostas. Ou, “falta do que fazer a tarde”.

PIRULLA

inscritos no canal: 24.094

temas recorrentes: ciência, política, ateísmo, questões sócio-culturais

O Pirulla é biólogo. Os diversos temas de seu vlog sempre são abordados com muita consciência, objetividade, e argumentação impecável, sejam temas em voga na mídia, sejam temas mais universais.

Vídeo mais acessado: Belo Monte é a Gota D’Água?

Meu vídeo favorito: Homossexualidade – ponto final.

ERIKZZZ2 (Erik Fillies)

inscritos no canal: 4.806

temas recorrentes: vida pessoal, assuntos aleatórios, música, livros, comida

blog: http://www.erikopirata.com.br/

O Erik é chef de cozinha, e vira e mexe posta receitas no vlog. Além disso, fala sobre tudo, de forma descontraída, mas sempre colocando sua opinião de forma firme. O canal antigo dele foi desativado por questões de uso indevido de trilha sonora (de acordo com as normas do YT), mas vale a visita.

Vídeo mais acessado (dos dois canais): Otakus e suas “otakices”

Meu vídeo favorito: Estereótipos femininos e o tal do respeito que eu vivo falando sobre

EU, ATEU (Yuri Grecco)

inscritos no canal: 21.293

temas recorrentes: ciência, política, ateísmo, questões sócio-culturais, comida

blog: http://www.euateu.com/

O Yuri é brasileiro, mas vive no Canadá há alguns anos. Ele é formado em biologia, e seus vídeos relacionados ao tema são sempre incríveis. Sua didática é excelente (não sei se ele já lecionou) e ótima para os leigos (como eu).

Vídeo mais acessado: Quem São Anonymous?

Meu vídeo favorito: Pesquisas com Animais – Quebrando Mitos

CIÊNCIA NO COTIDIANO (Guilherme Tomishiyo)

inscritos no canal: 11.130

temas recorrentes: ciência, política, ateísmo, questões sócio-culturais

O Guilherme é estudante de física, e inicialmente sua intenção era produzir vídeos com conteúdo científico com uma abordagem mais simplificada para os leigos (ou não). Hoje ele faz vídeos sobre assuntos diversos, com uma veia crítica muito proeminente.

Vídeo mais acessado: Ciência no Cotidiano [10] & B Conferência – Resposta ao fiso4christ

Meu vídeo favorito: Liberdade de Expressão e Homofobia

DESCE A LETRA (Cauê Moura)

inscritos no canal: 477.402

temas recorrentes: política, questões sócio-culturais, comportamento

O Cauê é super conhecido no mundo virtual. O canal dele tem 2 anos e é sucesso absoluto, principalmente entre os mais jovens. Politicamente incorreto, ele produz vídeos curtos e críticos, mas atinge seu público pelo humor ácido.

Vídeo mais acessado: RAP DOS MEMES

Meu vídeo favorito: SÍNDROME DE UNDERGROUND

NÃO FAZ SENTIDO! (Felipe Neto)

inscritos no canal: 1.035.650

temas recorrentes: questões sócio-culturais, comportamento, mídia

O Felipe é provavelmente o vlogueiro de maior público no Brasil hoje. Seu canal se iniciou na mesma época do Desce a Letra, e segue a mesma linha “crítica com humor”. Outra coisa que os dois tem em comum é a abordagem revoltada, o que cria ainda maior identificação com o público. Felipe tem mais de 1,8 mi de seguidores no Twitter e já teve três programas no canal pago Multishow. E ele só tem 24 anos.

Vídeo mais acessado: Não Faz Sentido! – Crepúsculo (a incorporação desse vídeo foi desativada pelo usuário. Para assistir, clique no título)

Meu vídeo favorito: MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS – Não Faz Sentido!

 

Veja aqui uma segunda lista de canais brasileiros no YouTube!

12 Respostas para “Onze vlogs brasileiros para seguir

  1. Iiii!
    Oh eu aí! ^^

    Puxa, obrigada! ^^
    (gente, como seu blog aqui é bonito. tô encantada com o template e a forma impecável que vc escreve. rs)

    Puxa, meu vídeo mais acessado é o mais chato! HAUHUAHUAHUA

    Bjs!

    • Vi, falei sobre o seu vlog porque realmente gosto muito dos seus vídeos! Me identifico com sua personalidade! =)
      Obrigada pelos elogios! Não escrevo de forma impecável, mas obrigada!
      Espero que visite mais vezes!
      Beijos!
      Ju

Se você gostou ou não, concordou ou não e se tem uma lista que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário!

