Inspirações para o halloween – parte 3: Doces da nossa infância

Já comprou os doces para a criançada da vizinhança ou acha tudo isso muito bobo e sem-sentido? E que tal, então, relembrar os doces que fizeram sucesso na nossa infância? Alguns deles ainda existem e você pode se inspirar para matar a saudade ou até dividir a nostalgia com os pequenos de hoje!

18. CHICLETS MINI

Essa embalagem era o máximo, e virou até capinha para iPhone:

17. AZEDINHO-DOCE MORANGO

Eu adorava o azedinho desse chiclete, mas não era para qualquer criança. Acho que eu sempre tive um gosto diferente, desde a infância.

16. DADINHO

Esse clássico é fabricado desde os anos 1950, e á passou por quatro fabricantes diferentes, que mantiveram a receita e a embalagem. O “IV Centenário” inscrito na embalagem é o nome original do doce, que foi apelidado pelo público de “Dadinho”, e assim renomeado pela fábrica que o lançou, a Dizioli.

15. DIP’N LIK

O pirulito azedinho que era mergulhado em açúcar aromatizado em três sabores diferentes fez muito sucesso, menos pelo sabor e mais pela brincadeira de saboreá-lo. Há dois anos ele voltou a ser comercializado, com embalagem mais moderna, mas nos mesmos sabores.

14. CARAMELO DE LEITE NESTLÉ

Esse caramelo era uma delícia e com embalagem no tamanho perfeito para carregar por aí – não que que durasse muito tempo…

13. FRUIT-TELLA

Houve boatos, na época da minha infância, de que essas balas mastigáveis estavam sendo contaminadas, de forma desconhecida, com algum tipo de substância que viciava, e por muito tempo fui proibida de consumi-las. Verdade ou não, elas realmente eram viciantes, e são fabricadas até hoje, inclusive em outros formatos, e em outros sabores.

12. BALA SOFT

A bala Soft, que de “soft” não tinha nada, era adorada pelas crianças e temida pelos adultos. Por causa de seu tamanho e formato, as chances de sufocar uma criança que engasgasse com ela eram razoáveis, tanto que seu formato foi modificado e hoje ela tem um furo no centro, como se fosse uma “rosquinha”. Lembro-me que minha mãe costumava parti-las no meio para que eu pudesse comê-las sem medo!

11. BALA JUQUINHA

Essa é a embalagem nova das balas Juquinha porque não consegui encontrar uma imagem das antigas, mas em sabor, elas continuam as mesmas, super doces, super artificiais, e uma delícia! Balas Juquinha tornou-se a razão social da empresa que as fabrica e hoje eles produzem outros doces e exportam para mais de 40 países.

10. BALA 7 BELO

O sabor original da bala 7 Belo é framboesa (Sério? Sempre achei que fosse morango!), mas hoje há diversos outros sabores e formatos, inclusive pirulitos! Até hoje acho difícil não consumir o pacote inteiro quando abro um.

9. BALA DE LEITE KID’S

Hoje fabricada em outros sabores, a bala de leite Kid’s da minha época tinha o formato e a embalagem um pouco diferentes. Essa bala era absolutamente viciante, mas perigosa para as obturações dos nossos dentes, lembram?

8. DAN TOP

O Dan Top, uma versão pobrinha da Nhá Benta, podia não ser nada extraordinário, mas agradava as crianças em três níveis: marshmallow, chocolate e biscoito, tudo geladinho! Também é um doce ainda comercializado, inclusive em outros sabores e formatos, como tabletes e palitos.

7. CHOCOLÁPIS

Os chocolates Pan são conhecidos por sua qualidade inferior, mas formatos criativos, o que sempre é uma vantagem junto às crianças. Muito mais legais que os polêmicos cigarros de chocolate que tiveram de mudar de nome e embalagem devido ao formato politicamente incorreto, os chocolápis não eram muito gostosos, mas eram divertidos e coloridos!

6. TORTUGUITA

A tortuguita ainda é comercializada, e apesar de não ser nada genial, sempre teve campanhas muito boas, como essa “Estúpida” – quem não se lembra dela?

5. BATON

O baton, como vários doces dessa lista, continua sendo fabricado, ganhou novos sabores, e continua sendo muito gostoso. Esse chocolate também teve uma campanha que ficou famosa e despertou certa polêmica na época.

4. GUARDA-CHUVA DE CHOCOLATE

No melhor estilo “pouco cacau e muita gordura vegetal hidrogenada”, o chocolate desse guarda-chuvinha era bizarramente gostoso, pelo menos para o paladar de uma criança. E, assim como os chocolápis, era divertido de comer, o que era muito mais importante, certo?

3. CHOCOLATE DA TURMA DA MÔNICA

Ai, que saudade desse chocolate! Além de fofos, eram uma delícia, com a borda de chocolate ao leite e o centro de chocolate branco. Todo fã de chocolate e Turma da Mônica era fã desse doce!

2. LOLLO

O Lollo voltou, teoricamente com a mesma receita. Ainda não provei, mas confesso que não percebi a diferença entre o Lollo antigo e o Milkybar, quando o chocolate mudou de nome. A Nestlé podia aproveitar e relançar o número 1 da lista…

1. SURPRESA

O chocolate era bom, mas o legal mesmo eram os cards colecionáveis que vinham com ele, que traziam fotos de animais da fauna brasileira – o que depois se expandiu até para dinossauros, durante aquela moda trazida pelo Jurassic Park – e informações sobre eles, o que era divertido e educativo ao mesmo tempo. Produtos assim andam em falta no mercado brasileiro… Volta, Surpresa!

E você, quais são os doces da sua infância que lhe são mais nostálgicos?

Inspirações para o Halloween – parte 1: Mascarados do cinema

Inspirações para o Halloween – parte 2: Filmes de terror

Anúncios

Uma resposta para “Inspirações para o halloween – parte 3: Doces da nossa infância

Se você gostou ou não, concordou ou não e se tem uma lista que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s