YouTube: comédia, denúncia e comida

Vocês já leram o post com recomendações de vlogs brasileiros? Essa não é uma continuação, apenas um adendo.

De tempos em tempos, procuro coisas novas para assistir, outras vezes elas me aparecem como recomendação, e a verdade é que existe MUITA coisa para ser explorada no maravilhoso mundo do YouTube. Não estou falando de Gangam Style, Nissim Ourfali e coisas do gênero, mas de canais onde vídeos são postados periodicamente, com temas definidos, público-alvo e formato que requer empenho e dedicação. Admiro demais essas pessoas que, de uma forma ou de outra, fazem-se ouvir, e às vezes conquistam tanto ou mais espaço que celebridades pré-fabricadas e programas de TV com grande poder de auto-promoção.

Hoje, destaco 5 canais: dois cômicos, um com teor de denúncia, e dois culinários.

PORTA DOS FUNDOS

Inscritos no canal: 187.790

Número de visualizações: 26.001.324

Antonio Pedro Tabet (criador do site Kibe Loco) e os atores e humoristas Gregório Duvivier e Fábio Porchat são os idealizadores e produtores das esquetes politicamente incorretas que abordam assuntos cotidianos – ou não – de forma exagerada e corajosa até, eu diria. Há apenas três meses no ar – e com a divulgação do consagrado Kibe Loco, obviamente, e o legado do Anões em Chamas, canal que deu origem ao Porta dos Fundos – os vídeos tem uma média de 500 mil visualizações, feito admirável.

Vídeo mais acessado: Spoleto – 2.145.207 visualizações

Para quem não sabe, o vídeo original recebeu o título de “Fast Food”, e o Spoleto, rede de fast food satirizada na esquete, espertamente patrocinou o canal e mudou o nome do vídeo, ao invés de exigir através da justiça a sua retirada, como a maioria retrógrada faria. Certamente, esse foi um dos fatores que incentivou o crescimento veloz do canal.

Meu vídeo favorito: Setor de RH – Jesus – 1.033.848 visualizações

MARCOS CASTRO

Inscritos no canal: 274.182

Número de visualizações: 36.607.021

Marcos é matemático de formação e em algum momento da vida decidiu ser comediante. Por causa dos seus shows de stand-up, apareceu nos programas do Faustão e do Jô. A partir de 2011 passou a se dedicar mais ao seu canal do YouTube, antes atualizado com pouca frequência, e o investimento gerou mais acessos e citações em sites como Jacaré Banguela, Sedentário & Hiperativo e Não Salvo – que por sua vez geraram mais acessos e inscrições. Hoje ele posta três vídeos por semana: “Avisos”, às segundas, “Vlog”, às quartas, e “Musicais”, às sextas. A série “Um joystick, um violão” consiste em paródias de músicas conhecidas com letras criadas por ele e seu irmão, Matheus Castro (que aparece com frequência nos vídeos), sempre com temas relacionados a videogame. Marcos é naturalmente engraçado, e possivelmente sua popularidade venha da alma nerd que suas piadas e comportamento têm.

Vídeo mais acessado: Jaspion – Coma um Boi – 2.242.061 visualizações

Meus vídeos favoritos:

A Lenda do Herói – Fase 1 – 1.327.306 visualizações

Idiotices III (com @MauMeirelles) – 81.496 visualizações

Vem! 6 (com @MatheusCastro) – 66.219 visualizações

CANAL DO OTÁRIO

[Canal alternativo – sem palavrões]

Inscritos no canal: 143.508

Número de visualizações: 4.947.503

O Otário, como se auto-intitula, aparece de forma anônima – com um saco na cabeça e a voz modificada – para denunciar sacanagens perpetuadas por grandes empresas brasileiras ou multinacionais e instituições governamentais com os consumidores/cidadãos otários, ou seja, nós. Seu primeiro vídeo data de fevereiro desse ano, e o boom de seu canal se deu quando a Claro conseguiu uma liminar junto à justiça para que um vídeo que criticava os seus serviços fosse removido. Como era de se esperar, o vídeo foi repostado por outros canais e as proporções atingidas não puderam ser contidas pela empresa. Pior – para a Claro, claro -, gerou burburinho e o canal ganhou força. Admiro muito o trabalho do Otário, pela iniciativa, pela pesquisa minuciosa que faz e pela qualidade técnica dos vídeos.

Vídeo mais acessado: GOL 1.0 – Volkswagen

Meu vídeo favorito: Maxi Conta Itaú – Tarifas Bancárias – Serviços Essenciais

ROLÊ GOURMET

Inscritos no canal: 71.647

Número de visualizações: 1.905.428

Assisti o canal do PC Siqueira por muito tempo, mas confesso que enjoei. Quando descobri que ele tinha criado um canal culinário com o amigo Otávio Albuquerque – que, diga-se de passagem, não é mestrado em culinária – fiquei muito curiosa, e na primeira assistida já gostei. Acompanho vários canais culinários no YouTube, mas o diferencial do Rolê Gourmet é o formato cômico, e percebe-se, assistindo a vários vídeos, que o PC está pondo em prática toda a sua experiência marketeira que adquiriu com o sucesso de seu canal pessoal, de forma inteligente e curiosa. Vejam alguns pontos que visam o aumento de número de acessos, que são totalmente válidos, e estão dando certo:

– Eles bebem muito enquanto cozinham, o que torna as conversas mais engraçadas e aproxima o público. Otávio bebe sempre cerveja, e sempre uma marca diferente, sem censura da marca, o que possibilita um patrocínio. PC bebe sempre um vinho rosê, e nunca mostra a marca, o que gerou curiosidade e falatório – sempre bom.

– Uma vinheta foi criada para a série “Rolê Drops” – com programas mais curtos que apresentam receitas mais simples – com o famoso cereal Froot Loops, que inclusive já apareceu em fundo de plano, de forma nada displicente, o que possibilita outro patrocínio.

– Alguns vídeos recebem convidados especiais, e, não coincidentemente, esses são alguns dos que recebem mais acessos.

Vídeo mais acessado: Dia dos Namorados – Vasinho de Sorvete – 163.620 visualizações

Meu vídeo favorito: Escondidinho_VeGeTa_Feat. Cauê Moura

APÊ.RITIVOS

Inscritos no canal: 856

Número de visualizações: 44.592

Outro canal de culinária, super bem-produzido, com roteiro, duas câmeras na mão, trilha sonora, delicadeza e simpatia. Os apresentadores são Clara Vanali e Gabriel Barone, dois interioranos que vivem em São Paulo, capital, e dão sempre um tom nostálgico e saudoso aos seus textos e receitas – que de pretensão não têm nada -, tornando o ato de assisti-los delicioso. A Clara é jornalista e tinha um blog de crônicas, e o Gabriel é produtor e tinha um blog de comida, e a união dos dois temas criou um formato novo e, a meu ver, de sucesso. A qualidade técnica vem dos dois cinegrafistas e do fotógrafo que produzem os vídeos com eles. É uma pena, apenas, que a frequência de suas postagens não seja alta. O canal existe há um ano e os vídeos são postados mais ou menos uma vez por mês. Espero ansiosamente que o canal cresça e eles possam dedicar mais tempo a ele.

Vídeo mais acessado: apê.ritivos – episódio 1 – 9.526 visualizações

Meu vídeo favorito: apê.ritivos – episódio 1 – 2.370 visualizações

E vocês? Conhecem algum canal que queiram divulgar?

Anúncios

6 Respostas para “YouTube: comédia, denúncia e comida

  1. Muito legal! Só conhecia o canal do Otário da sua lista. Vc conece o site panelinha da Rita Lobo. Esles têm feio uns vídeos muito bons! E as receitas são ótimas!
    abços
    heloisa

Se você gostou ou não, concordou ou não e se tem uma lista que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s